O Google está lançando um novo centro de transparência de anúncios que permitirá aos usuários pesquisar anunciantes verificados e suas campanhas em todas as plataformas da empresa, incluindo Pesquisa, Display e YouTube.
Esse novo centro de transparência pode ser acessado diretamente por meio deste link e da página Meu centro de anúncios e permitirá que você pesquise anúncios de uma marca, em que região esses anúncios foram exibidos, a hora em que exibiram pela última vez junto com o formato escolhido pela empresa . Os usuários podem gostar, bloquear o anúncio ou até denunciá-lo por violação das políticas de anúncios do Google, se esses anúncios mostrarem produtos perigosos ou conteúdo impróprio. O Centro está começando a ser implantado hoje e estará disponível para todos os usuários nas próximas semanas.
O Google havia lançado o hub My Ad Center no ano passado, que permite aos usuários ver informações sobre tópicos de anúncios, marcas e os anúncios recentes. Os usuários convencionais podem ajustar essas configurações removendo tópicos ou marcas ou desativando totalmente os anúncios personalizados. É importante lembrar que isso não significa que você não verá nenhum anúncio. Ele simplesmente não será baseado em suas preferências e dados de pesquisa.
O Google disse que, após o lançamento, 20% das 70 milhões de visitas à página My Ad Center foram para ajustar as preferências de anúncios. Dado que bilhões de pessoas usam as plataformas do Google, esse número não parece tão impressionante.
A empresa com sede em Mountain View disse que está introduzindo este novo centro de transparência para que os clientes possam saber mais sobre marcas desconhecidas e verificar se foram verificadas pelo Google .
“Temos o compromisso de proteger nossos usuários criando uma experiência de anúncio mais segura, confiável e responsável. Com o Ads Transparency Center, você nunca fica no escuro sobre os anúncios que vê no Google”, disse Alejandro Borgia, diretor de gerenciamento de produtos da Ads Safety em um comunicado.
O negócio de anúncios da empresa, que é seu maior gerador de receita, está enfrentando problemas judiciais nos Estados Unidos. Em janeiro, o Departamento de Justiça acusou o Google de abusar de sua posição monopolista no mercado de anúncios . Oito estados, incluindo Nova York e Califórnia, juntaram-se ao DoJ em uma reclamação com o objetivo de “interromper o esquema anticompetitivo do Google, desfazer o monopólio do Google no mercado e restaurar a concorrência na publicidade digital”. No início desta semana, a Alphabet, controladora do Google, pediu a um juiz federal que encerrasse o caso .