Yahoo Brasil encerra publicação de conteúdo em seu portal

O Yahoo, uma das pioneiras da internet, anunciou recentemente o encerramento das suas operações de conteúdo na América Latina.

Desde a tarde desta quinta feira, 30, o portal de notícias do Yahoo saiu do ar, deixando somente disponível a página de buscas e o serviço de e-mail, que continuam ativos.

Os usuários que acessar qualquer link de conteúdo que havia sido publicado pelo portal, é direcionado a uma página que exibe a barra de buscas da plataforma com a mensagem: “A partir de 31 de março, o Yahoo Brasil não publicará mais conteúdo. Todos os outros serviços não serão afetados por essas alterações. Agradecemos a todos os leitores pelo apoio”.

O mercado já havia sido comunicado desde o dia 9 de fevereiro de 2023, quando o Yahoo Internacional tomou a decisão de encerrar as operações em alguns mercados latino americanos, entre eles, o Brasil. Naquele dia, os profissionais da companhia foram comunicados da decisão da empresa dentro de uma alteração da proposta de negócios globais.

No foco da decisão está uma decisão da liderança global da empresa, orientando suas operações para outras áreas mais lucrativas do que a publicidade digital, iniciadas no final de 2022 quando o Yahoo anunciou um acordo de publicidade com a Taboola, uma plataforma de recomendações de conteúdo.

Na reformulação dos negócios, o Yahoo se tornou proprietário de 24,99% das ações da Taboola, com foco em publicidade programática para anunciantes e publishers. “Esta é uma parceria ganha-ganha que acelerará significativamente nosso crescimento”, disse Adam Singolda, fundador e CEO da Taboola a época.

Para o mercado publicitário, de forma geral, o encerramento do Yahoo gera impactos significativos para toda uma cadeia de empresas de tecnologia, plataformas de mídia e operações digitais que faziam o uso do inventário cultural e dos serviços do Yahoo.