Twitter abre o código do seu algoritmo, cumprindo promessa de Elon Musk

A ação é um marco na colaboração entre empresas e comunidade de software livre que prestigia desenvolvedores independentes

Ontem, foi um dia histórico para o Twitter e para a comunidade de software livre em geral, pois a empresa anunciou a abertura completa do código fonte de sua plataforma de mídia social.

Esta decisão não foi tomada de forma repentina, mas foi o resultado de anos de discussões internas e externas sobre os benefícios da abertura do código. O Twitter reconheceu a importância da comunidade de desenvolvedores independentes que contribuem para melhorar a plataforma, e decidiu que a melhor maneira de promover a inovação e a colaboração seria permitir que todos tivessem acesso ao código-fonte.

A abertura do código do Twitter significa que qualquer pessoa pode agora visualizar, estudar e modificar o código-fonte da plataforma. Isso permitirá que desenvolvedores independentes criem suas próprias versões personalizadas do Twitter, adicionando recursos que atendam às necessidades específicas de seus usuários.

Além disso, permitirá que a comunidade de desenvolvedores encontre e corrija bugs mais rapidamente, tornando a plataforma mais segura e confiável. A colaboração com a comunidade também pode levar a novas ideias e recursos que o Twitter ainda não havia considerado.

No entanto isso não significa que o Twitter será completamente gratuito ou que a empresa não terá mais controle sobre sua plataforma. O Twitter ainda será responsável pela manutenção da infraestrutura de sua plataforma e continuará a desenvolver novos recursos e ferramentas.

Em seu blog a empresa mostrou alguns detalhes de como funciona o código por trás de sistemas que influenciam diretamente o usuário, como a base de recomendação de postagens. O pipeline de recomendações, por exemplo, é composto por três etapas principais, que envolvem:

Os melhores Tweets de diferentes fontes de recomendações são entregues aos usuários de acordo com as buscas

Cada Tweet tem uma classificação usando um modelo de aprendizado de máquina (learning machine) feito por IA

Quando aplicados pelos usuários, a plataforma tende a não entregar Tweets de usuários bloqueados, conteúdos NSFW (impróprios) e Tweets que já passaram em sua timeline

Após a interação dos usuários, e respondendo perguntas como “Qual é a probabilidade de você interagir com outro usuário no futuro?” ou “Quais são as comunidades no Twitter e quais são os Tweets em alta dentro delas?”, o serviço chamado de “Home Mixer” serve a linha do tempo dos usuários usando outros componentes de construção, conforme diagrama abaixo:

Em postagem de seu Blog, a empresa apresentou as  principais características de cada sistema que ordena a linha do tempo do usuário, com detalhes importantes que afetam diretamente a forma de atuação das agências, o tipo de conteúdo que se destaque e a maneira de incorporar seu negócio nas comunidades controladas por SimClusters.

A abertura do código do Twitter é um exemplo importante de como as empresas podem trabalhar em conjunto com a comunidade de software livre para promover a inovação e o progresso. Espera-se que essa decisão leve a uma comunidade de desenvolvedores mais ativa e a um Twitter melhor e mais personalizado para todos.

Em suma, trata-se de uma notícia emocionante para desenvolvedores independentes e a comunidade de software livre em geral. Com essa decisão, o Twitter está abrindo novas possibilidades para inovação e colaboração, e criando um futuro mais promissor para a plataforma e para a indústria de tecnologia como um todo.