Falha em plugin do WordPress dá controle total de milhões de sites

O Elementor Pro corrigiu a vulnerabilidade em sua nova versão 3.11.7, mas grande parte dos usuários não mantem rotina de atualização de plugins.

Os hackers estão explorando efetivamente uma vulnerabilidade crítica em um plugin WordPress usados por mais de doze milhões de sites e que lhes dá a capacidade de assumir o controle total das páginas.

A vulnerabilidade, que carrega uma classificação de gravidade de 8,8 em 10 possíveis, está presente no Elementor Pro, um plug-in premium executado em sites com o sistema de gerenciamento de conteúdo WordPress. O Elementor Pro permite que os usuários criem sites de alta qualidade usando uma ampla variedade de ferramentas, uma das quais é o WooCommerce, um plug-in de vendas para lojas online.

Quando as condições são atendidas, qualquer pessoa com uma conta no site – um assinante ou cliente – pode criar novas contas com privilégios de administrador dentro do sistema.

A falha foi descoberta por Jerome Bruandet, pesquisador da empresa de segurança NinTechNet. Rapidamente, a Elementor, desenvolvedora do plu-in Elementor Pro, lançou a versão 3.11.7, que corrigiu a vulnerabilidade.

Um invasor autenticado pode aproveitar a vulnerabilidade para criar uma conta de administrador ativando o registro ( users_can_register) e definindo a função padrão ( default_role) como “administrador”, alterando o endereço de e-mail do administrador ( admin_email) ou, conforme mostrado abaixo, redirecionando todo o tráfego para um site malicioso externo alterando siteurlentre muitas outras possibilidades:
JEROME BRUANDET
NinTechNet

MariaDB [example]> SELECT * FROM `wp_options` WHERE `option_name`='siteurl';
| option_id | option_name | option_value     | autoload |
|		 1 | siteurl     | https://evil.com | yes 	 |
1 row in set (0.001 sec)

Pesquisadores de uma segunda empresa de segurança, a PatchStack, trouxeram mais informações ao mercado, relatando que a vulnerabilidade vem sendo amplamente explorada, com os ataques sendo feitos por uma variedade de endereços IP, incluindo:

• 193.169.194.63
  • 193.169.195.64
  • 194.135.30.6

E os arquivos enviados pelo invasores que comprometem os sites têm os seguintes nomes:

• wp-resortpack.zip
  • wp-rate.php
  • ll.zip

As URLs dos sites comprometidos são frequentemente alteras para:

• away[ponto]trackersline[ponto]com

A vulnerabilidade de acesso decorre do uso do componente “elementor-pro/modules/woocommerce/module.php”  do Elementos Pro e quando o plugin WooCommerce está em execução, o script regista suas ações AJAX conforme os registros:

/**
 * Register Ajax Actions.
 * Registers ajax action used by the Editor js.
 * @since 3.5.0
 * @param Ajax $ajax
 */
public function register_ajax_actions( Ajax $ajax ) {
   // `woocommerce_update_page_option` is called in the editor save-show-modal.js.
   $ajax->register_ajax_action( 'pro_woocommerce_update_page_option', [ $this, 'update_page_option' ] );
   $ajax->register_ajax_action( 'pro_woocommerce_mock_notices', [ $this, 'woocommerce_mock_notices' ] );
}

e também:

/**
 * Update Page Option.
 * Ajax action can be used to update any WooCommerce option.
 * @since 3.5.0
 * @param array $data
 */
public function update_page_option( $data ) {
   update_option( $data['option_name'], $data['editor_post_id'] );
}

Segundo Bruandet a função update_option  “deve permitir que o administrador ou o gerente da loja atualize algumas opções específicas do WooCommerce, mas as entradas do usuário não são validadas e a função carece de uma verificação de capacidade para restringir seu acesso apenas a um usuário com privilégios elevados”.

Qualquer pessoa que use o Elementor Pro deve garantir que esteja executando a versão 3.11.7 ou posterior, pois todas as versões anteriores são vulneráveis. Também é uma boa ideia que esses usuários verifiquem seus sites quanto aos sinais de infecção listados na postagem do PatchStack.

A Creation First oferece aos seus clientes a manutenção completa das ferramentas de seu site WordPress, e como indicação de boas práticas, ressalta a importância das atualizações periódicas do seu CMS e de todos os plugins usados no website.

receba nossas notícias

Receba mais atualizações e aprenda com os melhores