Análise de dados continua sendo uma lacuna para os negócios

Análise Dados Lacuna Mercado
A experiência em dados é uma habilidade altamente cobiçada por empresas de todos os tamanhos, e que demanda equipe para gerenciar o vasto volume de dados

Diretor de dados, engenheiro de dados, cientista de dados são posições de trabalho que mal existiam na década passada, e que, muito menos, eram consideradas fundamentais para um negócio ter sucesso. Quando falamos em analise de dados, o estereotipo que vem na cabeça das pessoas é de um departamento de TI com várias pessoas digitando em um teclado.

A demanda por ciência de dados cresceu rapidamente desde 2022, com recrutadores lutando para encontrar bons cientistas de dados que possam ajudar os negócios dentro das suas ambições digitais. O uso das mais diversas ferramentas que analisam dados e que os manipulam para criar insights e modelos que impulsionam decisões para produtos digitais continuam crescendo no mercado.

Porém, à medida que a demanda por expertise em dados cresceu, também aumentos a lacuna entre o número de pessoas com essas habilidades se comparado ao vasta gama de funções a serem preenchidas. A escassez de mão de obra no setor de tecnológia, mídia e telecomunicações pode chegar a 16 milhões na América do Sul até 2030, de acordo com o último relatório da Korn Ferry realizado em 2018.

Recente pesquisa de carreiras da Marketing Week, revelou que essa demanda ainda é uma lacuna de habilidades dentro dos departamentos de marketing no mercado norte americano. Mais de um terço (34,4%) dos mais de 3.000 entrevistados que participaram da pesquisa deste ano a identificam como uma área que as empresas buscam melhorar.

Para os profissionais de marketing B2B, o número cai 29,6%, enquanto para os profissionais de marketing B2C é de 34,6%. Para negócios com mix de B2B e B2C, o déficit salta para 39,6%, tendo as habilidades de conteúdo e redação grande carência nas equipes de marketing, com 21,4% dizendo que seus negócios identificaram isso como uma lacuna de habilidades. Isso é seguido por uma falta de habilidades de mídia social (20%), marketing de desempenho (18,7%) e habilidades de comércio eletrônico (15,9%).

A importância de entender as necessidades do cliente é uma realidade do mercado atual, com o acesso as informações do consumidor sendo uma das estratégias mais eficazes e direcionadas, com excelentes resultados. Traduzir estes dados de maneira correta auxilia o entendimento das motivações dos clientes, trazendo facilidade das empresas agirem corretamente.

Personalizar a experiência dos clientes com um estratégia omnichannel requer uma boa análise de dados que apoie a construção de vivência fluida e marcante para os mais diversos canais de comunicação. Entregar a mensagem certa, na hora certa e nos locais adequados demanda uma equipe preparada para colocar o cliente no centro de todo esse processo, e para tanto, saber lidar com os dados é tarefa obrigatória.

Estamos diante de uma missão que é a personalização da empresa, que usa da tecnologia para uma relacionamento de aproximação,  tendo como principais motivações:

• Melhor compreensão dos clientes e suas necessidades;
  • Aumento da satisfação e fidelização do cliente;
  • Aumento de vendas e conversões;
  • Vantagem competitiva com uma experiência do cliente distinta dos concorrentes;

Saber analisar todas essa informações, nas especificidades de cada plataforma demanda profissionais qualificados e que saibam coletar e lidar com essa vasta gama de informações. A Creation First oferece o serviço de análise destes dados, nas mais diversas plataformas de seus clientes.

receba nossas notícias

Receba mais atualizações e aprenda com os melhores